A Lira Ceciliana, sociedade dos músicos de Prados, entidade sem fins lucrativos, cujas origens remontam, segundo a tradição, ao ano de 1858, é herdeira do movimento musical que se desenvolveu em Minas Gerais a partir do século XVIII e destaca-se por ter feito sobreviver através dos tempos a Música Sacra Mineira e a tradição das bandas de música, mantendo uma prática secular ininterrupta. Tendo como motivação e objetivo o estudo e o cultivo da música, mantém em funcionamento um coro, uma orquestra, uma banda de música e uma pequena escola de iniciação musical para a formação de novos integrantes. Suas atividades, de caráter contínuo, voltam-se para o passado de sua tradição ao mesmo tempo em que visam o futuro, tendendo para a diversidade e o ecletismo.
Seu vínculo com a comunidade de Prados enraiza-se ao longo dos cerca de trezentos anos da história local, sendo que a cidade reconhece no cultivo da música um dos traços mais marcantes de sua identidade cultural. Os grupos musicais da Lira Ceciliana participam da maioria das festas religiosas, cívicas e populares de Prados. Toda a comunidade pradense é atingida pelas atividades desenvolvidas pela entidade, que oferece, sempre gratuitamente, aulas de música, concertos e outras apresentações congêneres. A banda de música, a orquestra ou o coral da Lira Ceciliana também se apresentam em outras cidades em diversas ocasiões.
Desde 1977, a Lira Ceciliana promove, em parceria com músicos ligados à Universidade de São Paulo, os Festivais de Música de Prados, evento anual que já chegou a sua trigésima sexta edição. Nos Festivais são oferecidos cursos/oficinas gratuitos de canto, instrumentos de cordas e de sopros, iniciação musical para crianças, prática de conjuntos (coro, orquestra e banda de música), realizando-se concertos abertos ao público nas cidades de Prados, Resende Costa e Coronel Xavier Chaves (região dos Campos das Vertentes, Minas Gerais),
(continua)